Leitura para Férias
Diário de Bordo / 22 Dezembro, 2018

A Mediateca organizou, na última semana do primeiro período, a atividade “Leitura para Férias”. O objetivo foi levar os nossos alunos a falar sobre os livros que leram e a recomendar a sua leitura, quem sabe, para as férias que se aproximam. Um momento muito interessante, em que  estiveram presentes alunos desde o 8º ano até ao 12º. No final, todos fizeram os seus comentários aos livros, através dos novíssimos tablets, diretamente para o novíssimo blogue!

História de um Gato e de um Rato que se Tornaram Amigos, Luis Sepúlveda
Jovens , Livros / 14 Dezembro, 2018

Max vive em Munique com os seus pais e irmãos – e com Mix, o seu inseparável gato preto com uma mancha branca na barriga. Amigos desde a infância, quando Max cresce e decide mudar de casa, leva Mix consigo. Mix adora viver no novo apartamento. Mas quando Max começa a trabalhar e não pode estar tanto tempo em casa, Mix, que está a envelhecer e a perder a visão, sente-se cada vez mais sozinho. Um dia, Mix ouve uns passinhos suaves vindos da despensa e descobre que há um ladrão a comer os cereais crocantes do dono. Esperto, Mix deixa-se ficar quieto e, de repente, com a rapidez de outros tempos, estica a pata e sente o corpo trémulo de um minúsculo ratinho. Mex, como é batizado, é um ratinho mexicano, muito medroso e charlatão. Mas os verdadeiros amigos apoiam-se um ao outro e juntos aprendem a partilhar o que de melhor têm dentro de si. Baseado num episódio da vida de um dos filhos de Luis Sepúlveda, a “História de Um Gato e de Um Rato que se Tornaram Amigos” oferece-nos uma vez mais uma fábula singela e divertida sobre o verdadeiro valor da amizade.

Contágio, Teri Terry
Ficção , Livros , Suspense / 14 Dezembro, 2018

Uma epidemia varre o país. Espalha-se rápida e impiedosamente. Todos irão ser infetados… É apenas uma questão de tempo. A jovem Callie pode ter sido uma das primeiras a escapar à doença mas, infelizmente, não sobreviveu ao chamado tratamento. Foi raptada e sujeita a testes num laboratório secreto, que opera com antimatéria. Quando Callie consegue fugir, acaba por semear uma onda de destruição. Enquanto isso, o seu irmao mais velho, Kai, anda à procura dela, com a sua nova e inteligente amiga Shay, que foi a última a ver Callie viva. No meio do caos da disseminação da epidemia, os adolescentes têm que encontrar a fonte da doença. Quem estará por trás da pesquisa? E, mais importante, será que existe uma cura?

A Cabana, Wm. Paul Young
Ficção , Livros / 14 Dezembro, 2018

E se Deus marcasse um encontro consigo? As férias de Mackenzie Allen Philip com a família na floresta do estado de Oregon tornaram-se num pesadelo. Missy, a filha mais nova, foi raptada e, de acordo com as provas encontradas numa cabana abandonada, brutalmente assassinada. Quatro anos mais tarde, Mack, mergulhado numa depressão da qual nunca recuperou, recebe um bilhete, aparentemente escrito por Deus, convidando-o a voltar à malograda cabana. Ainda que confuso, Mack decide regressar à montanha e reviver todo aquele pesadelo. O que ele vai encontrar naquela cabana mudará o seu mundo para sempre.

Três Coisas Incríveis Sobre Ti, Jill Mansell
Livros , Romance / 14 Dezembro, 2018

Hallie tem dois segredos: é autora anónima de um blogue popular, onde resolve os dilemas dos leitores; e está perdidamente apaixonada… pelo seu médico. Sim, porque Hallie tem os dias contados, e só uns pulmões novos a salvarão. Terá ela coragem de se declarar antes de partir? Flo encontra-se numa situação caricata. Vive no apartamento de um gato. E ela só terá um teto, enquanto o felídeo estiver vivo. Com esta nova condição, surgem pessoas interessadas no apartamento que lhe querem fazer a vida negra. Flo está preparada para tudo… Mas o que fazer quando o amor lhe bate à porta com uma surpresa agridoce? Tasha é uma mulher citadina com um namorado viciado em aventura. É verdade que os opostos se atraem, mas estará ela preparada para a adrenalina que ele trouxe à sua vida? Três mulheres, muitas escolhas e uma força extraordinária que as une de formas inesperadas. Neste novo livro de Jill Mansell celebra-se a vida, numa história romântica sobre carpe diem e segundas oportunidades.

O Anjo Branco, José Rodrigues dos Santos
Livros , Romance Histórico / 14 Dezembro, 2018

Baseando-se em factos reais, José Rodrigues dos Santos traz-nos desta vez uma obra sobre Moçambique, os portugueses, a guerra colonial e, sobretudo sobre o mais aterrador segredo de Portugal no Ultramar. A vida de José Branco mudou no dia em que entrou naquela aldeia perdida no coração de África e se deparou com o terrível segredo. O médico tinha ido viver na década de 1960 para Moçambique, onde, confrontado com inúmeros problemas sanitários, teve uma ideia revolucionária: criar o Serviço Médico Aéreo. No seu pequeno avião, José cruza diariamente um vasto território para levar ajuda aos recantos mais longínquos da província. O seu trabalho depressa atrai as atenções e o médico que chega do céu vestido de branco transforma-se numa lenda no mato. Mas a guerra colonial rebenta e um dia, no decurso de mais uma missão sanitária, José cruza-se com aquele que se vai tornar o mais aterrador segredo de Portugal no Ultramar. Inspirado em factos reais e desfilando uma galeria de personagens digna de uma grande produção, “O Anjo Branco” afirma-se como o mais pujante romance jamais publicado sobre a Guerra Colonial – e, acima de tudo, sobre os últimos anos da presença portuguesa em África.

1984, George Orwell
Ficção , Livros / 14 Dezembro, 2018

Segundo Orwell, «Mil Novecentos e Oitenta e Quatro» é uma sátira, onde aliás se detecta inspiração swifteana. De aparência naturalista, trata das realidades e do terror do poder político, não apenas num determinado país, mas no mundo — num mundo uniformizado. Foi escrito como um ataque a todos os factores que na sociedade moderna podem conduzir a uma vida de privação e embrutecimento, não pretendendo ser a «profecia» de coisa nenhuma.

Viver Depois de Ti, Jojo Moyes
Livros , Romance / 14 Dezembro, 2018

Lou Clark sabe muitas coisas. Sabe quantos passos deve dar entre a paragem do autocarro e a sua casa. Sabe que trabalha na casa de chá The Buttered Bun e sabe que não está apaixonada pelo namorado, Patrick. O que ela não sabe é que vai perder o emprego e que todas as suas certezas vão ser postas em causa. Will Traynor sabe que o acidente de motociclo lhe tirou o desejo de viver. Sabe que agora tudo lhe parece triste e inútil e sabe como pôr fim a este sofrimento. O que não sabe é que Lou vai irromper na sua vida com toda a energia e vontade de viver. E nenhum deles sabe que as suas vidas vão mudar para sempre. Em “Viver Depois de Ti”, Jojo Moyes aborda um tema difícil e controverso com sensibilidade e realismo, obrigando-nos a refletir sobre o direito à liberdade de escolha e as suas consequências.

Os Maias, Eça de Queirós
Livros , Romance / 14 Dezembro, 2018

Trata-se da obra-prima de Eça de Queirós, publicada em 1888, e uma das mais importantes de toda a literatura narrativa portuguesa. Vale principalmente pela linguagem em que está escrita e pela fina ironia com que o autor define os caracteres e apresenta as situações. É um romance realista (e naturalista), onde não faltam o fatalismo, a análise social, as peripécias e a catástrofe próprias do enredo passional. A obra ocupa-se da história de uma família (Maia) ao longo de três gerações, centrando-se depois na última geração e dando relevo aos amores incestuosos de Carlos da Maia e Maria Eduarda. Mas a história é também um pretexto para o autor fazer uma crítica à situação decadente do país (a nível político e cultural) e à alta burguesia lisboeta oitocentista, por onde perpassa um humor (ora fino, ora satírico) que configura a derrota e o desengano de todas as personagens.

Tudo, Tudo… E Nós, Nicola Yoon
Jovens , Livros , Romance / 14 Dezembro, 2018

“Talvez não consigamos prever tudo, mas conseguimos prever algumas coisas. Por exemplo, vou com certeza apaixonar-me pelo Olly. É quase certo que isso vai ser uma desgraça.” Maddy é alérgica ao mundo. Sair da casa esterilizada onde vive pode matá-la. Mas quando Olly se muda para a casa ao lado, Maddy apercebe-se de que existe mais vida para além daquela que conhece. Só há um primeiro amor e Maddy está disposta a arriscar tudo para ver até onde este sentimento a pode levar. Tudo, Tudo… E Nós é o livro que inspirou o filme Amor Acima de Tudo que estreou no cinema em junho 2017.