O Anjo Branco, José Rodrigues dos Santos

14 Dezembro, 2018

Baseando-se em factos reais, José Rodrigues dos Santos traz-nos desta vez uma obra sobre Moçambique, os portugueses, a guerra colonial e, sobretudo sobre o mais aterrador segredo de Portugal no Ultramar.

A vida de José Branco mudou no dia em que entrou naquela aldeia perdida no coração de África e se deparou com o terrível segredo. O médico tinha ido viver na década de 1960 para Moçambique, onde, confrontado com inúmeros problemas sanitários, teve uma ideia revolucionária: criar o Serviço Médico Aéreo.
No seu pequeno avião, José cruza diariamente um vasto território para levar ajuda aos recantos mais longínquos da província. O seu trabalho depressa atrai as atenções e o médico que chega do céu vestido de branco transforma-se numa lenda no mato.
Mas a guerra colonial rebenta e um dia, no decurso de mais uma missão sanitária, José cruza-se com aquele que se vai tornar o mais aterrador segredo de Portugal no Ultramar.

Inspirado em factos reais e desfilando uma galeria de personagens digna de uma grande produção, “O Anjo Branco” afirma-se como o mais pujante romance jamais publicado sobre a Guerra Colonial – e, acima de tudo, sobre os últimos anos da presença portuguesa em África.

One Comment

  • Diogo 14 Dezembro, 2018 at 16:10

    Acredito ser dos livros onde encontrei uma maior comoção impressa nas palavras. De uma escrita impressionante, profunda, capaz simultaneamente de perturbar e levar à reflexão, esta obra causa sem dúvida enlevo e faz-nos imergir completamente no enredo, deixando-nos absortos na mesma, colados a uma história que não sendo nossa, se torna rápida e estranhamente íntima de quem a lê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *