O SPL prescreve: After (livro 1), de Anna Todd: Maria Elisa Boaventura (11.º F) Indicado para: pessoas com dificuldade em viver um dia de cada vez, arriscar ou ouvir o seu coração. Efeitos secundários: altamente viciante, capaz de roubar horas a fio e de trazer as emoções à flor da pele. Posologia: recomendo ler a quantidade que fizer sentido para cada um, desde que se envolvam na história, como se fizessem parte dela. Cuidados a ter durante a leitura: para além do tempo (porque vão passar muito tempo seguido a lê-lo), recomendo que prestem atenção aos pormenores que vão sendo revelados ao longo da história. No final tudo fará sentido. Contraindicações: não indicado para aqueles que não gostam se uma história de amor cativante.
O SPL prescreve: As Mensageiras da Esperança, de Jojo Moyespor: Tabita Rocha (12.º A) Indicado para: aqueles que têm curiosidade de viver um pouco como se vivia antigamente. Efeitos secundários: reflexão sobre passado/presente. Sobre o que mudou e o que infelizmente é igual ou semelhante. Posologia: um capítulo por dia (ou sempre que possível). Cuidados a ter durante a leitura: ler com atenção, pois não é apenas uma história, aconteceu de facto. Contraindicações: apesar de a história ser interessantíssima, recheada de factos verídicos e críticas, para os que gostam muito de ação, pode ser entediante.
O SPL prescreve: Saga Hush, Hush, de Becca Fitzpatrick por: Érica Pereira (9.º H) Indicado para: quem gosta de fantasia e mistério, com uma pitadinha de doce romance à mistura. Efeitos secundários: vontade de matar algumas personagens; derramamento de lágrimas de tristeza, mas também de felicidade. Posologia: os quatro livros podem ser lidos no espaço de uma ou duas semanas; são ótimos para ler à noite. Cuidados a ter durante a leitura: não deixar um capítulo a meio, porque há sempre muita coisa a acontecer e não queremos perder o fio à meada. Contraindicações: não recomendo a quem não gosta de fantasia; depois de ler o último livro, fica-se com vontade de recomeçar a saga.
O SPL prescreve: O Mistério da Estrada de Sintra, de Eça de Queirós e Ramalho Ortigão por: Tomás Elias (11.º H) Indicado para: todos aqueles que apreciam uma boa narrativa policial e uma atmosfera de suspense do início ao fim. Efeitos secundários: entrada no modo de vida do séc. XIX; somos engolidos nesta história pelas personagens verdadeiramente ricas, modeladas e de grande profundidade. Posologia: o necessário para assimilar e digerir toda a escrita do autor, conhecida por ser bastante exigente. Cuidados a ter durante a leitura: observar cuidadosamente as críticas sociais feitas pelos autores; ter atenção às mudanças de sujeito, tempo e espaço. Contraindicações: não recomendado aqueles que não apreciem, a meio do momento de leitura, várias paragens para procurar significados de palavras.
O SPL prescreve: O Meu Pé de Laranja Lima, , de José Mauro de Vasconcelos por: Nayla Caldeira (9.º A) Indicado para: jovens e adultos interessam por histórias de aventuras e que transmitam um sentimento de alegria e de tristeza. Efeitos secundários: riso, choro, emoção; com certeza vais chorar. Posologia: deves ler quando estiveres muito interessado e de mente aberta e lê com muito cuidado para não chorares. Cuidados a ter durante a leitura: Não se envolverem na história, pois acabarão apaixonados pelo livro; ler com lenço ao lado. Contraindicações: prepara-te para amar o menino Zézé.
O SPL prescreve: A Rapariga que Roubava Livros, de Markus Zusak por: Inês Saraiva (11.º F) Indicado para: pessoas que conseguem sonhar através da leitura. Efeitos secundários: capacidade de provocar ansiedade. Posologia: faça uma pausa quando estiver a ficar muito emotivo(a) com os capítulos. Cuidados a ter durante a leitura: administrar cuidadosamente todos os encantos da pequena Liesel. Contraindicações: não aconselhável a quem não sabe amar o próximo.
O SPL prescreve: Trono de Vidro, de Sarah J. Maas por: Erica Pereira (9.º C) Indicado para: quem gosta de fantasia pura e uma pitada de romance e mistério. Efeitos secundários: crises emocionais e grande vontade de dar murros em personagens. Posologia: ótimo para ler num dia de chuva. Cuidados a ter durante a leitura: levar post-its para anotar frases maravilhosas do livro. Contraindicações: não recomendado para ler perto de outras pessoas, a não ser que não se importe de passar por maluca.
O SPL prescreve: After, de Anna Todd por: Márcia Pinho (11.º F) Indicado para: adolescentes que estejam à procura de um livro acessível e muito cativante. Efeitos secundários: várias oscilações de humor, tanto adoramos um personagem como no minuto seguinte o odiamos. Posologia: com frequência, mas com intervalos de alguns dias entre os livros, que por serem tão viciantes os leitores tendem a esquecer-se dos seus afazeres. Cuidados a ter durante a leitura: certificar que estamos sozinhos, para que possamos expressar as nossas emoções durante a leitura sem qualquer tipo de constrangimentos. Contraindicações: pessoas que não apreciem mudanças repentinas e imprevisíveis na história de um livro.
O SPL prescreve: Se eu ficar, de Gayle Forman por: Maria João Reis (11.º F) Indicado para: pessoas que gostem de suspense e de livros que nos deixem a pensar. Efeitos secundários: pessoas sensíveis podem vir a chorar. Posologia: ler com bastante calma e ler num local iluminado. Cuidados a ter durante a leitura: não ler durante muito tempo seguido. Contraindicações: não recomendado a quem for sensível à morte.
O SPL prescreve: A Culpa é das Estrelas, John Green por: Maria João Reis (11.º F) Indicado para: pessoas jovens, pois aprendem a não descriminar o amor apenas porque não é eterno. Efeitos secundários: sorrisos, sem dúvida que imenso choro, alguma irritação relativamente a certos acontecimentos, mas principalmente uma vontade enorme de largar tudo e ir conhecer a cidade de Amesterdão. Posologia: proibido ler 2 ou 3 páginas apenas. Aconselha-se a leitura de um capítulo inteiro de cada vez. Cuidados a ter durante a leitura: para todas as pessoas que lerem este livro recomenda-se a capacidade de, perante a adversidade da doença, terem um forte carisma como a Hazel. Contraindicações: não aconselhável a pessoas que não se sintam preparadas para amar a diferença.