Lê, Reflete e Comenta

9 Julho, 2019

Seja em situação de aula, seja em atividades dinamizadas, como o Leitura para Férias, ou autonomamente, publicámos neste blog, alguns artigos científicos e a síntese de alguns livros, a pedido dos professores, dos alunos, ou porque entendemos que poderiam ser interessantes.

Com a requisição dos nossos tablets, para situação de aula, para atividades, para utilização autónoma, ou através de outros instrumentos, os alunos foram introduzindo, ao longo do ano, diversos comentários neste mesmo blog, resultado da sua reflexão sobre o que tinham lido e/ou analisado.

 

Nº participantes: 100 alunos e 6 professores
Data realização: ao longo do ano
Responsável: António Santos e Paula Lemos

2 Comments

  • Raquel e Max 15 Outubro, 2019 at 11:48

    A necessidade da criação desta disciplina é a apropriada pois como alunos de história temos não só o interesse de sentir na pele os acontecimentos históricos do passado, (os sofrimentos e sacrifícios), entender a maneira de pensar que os maiores influenciadores tinham, (como espalhavam as suas ideias), como também queremos entender como funciona o presente. Temos de saber a nossa posição no mundo, os nossos deveres e os nossos direitos para termos oportunidade de aumentar o nosso conhecimento através da crítica e raciocínio e termos hipótese de ter sucesso.
    Assim, achamos que esta disciplina será uma mais valia para os alunos do 12°ano que não têm história desde o 9° ano.

  • Carolina Ascenso 15 Outubro, 2019 at 12:01

    O Ministério da Educação lançou uma escolha opcional a todos os alunos do 12º ano de todos os cursos científico-humanísticos que poderá ajudar a “interpretar o presente” e agir de forma crítica.
    Esta disciplina irá chamar-se “História, Cultura e Democracia” que aborda a história contemporânea e pretende que os alunos “compreendam o mundo em que vivem e tenham uma consciência histórica”.
    Na minha opinião, é uma boa opção pois é importante que os alunos “alarguem os seus horizontes”, ganhando consciência dos erros cometidos no passado para que estes não voltem a acontecer.

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