Vai haver uma nova disciplina de História no 12.º ano

10 Outubro, 2019

Vai haver uma nova disciplina de História no 12.º ano

Os alunos do 12.º ano vão ter a opção de escolher uma nova disciplina no próximo ano lectivo que aborda a história contemporânea e pretende que os estudantes consigam interpretar o presente e agir de forma crítica. Chama-se “História, Culturas e Democracia” e destina-se aos alunos de todos os cursos do ensino secundário, segundo informação disponibilizada no site da Direcção-Geral de Educação (DGE).

9 Comments

  • Matilde S 15 Outubro, 2019 at 11:29

    Penso que será uma boa oportunidade para os alunos do 12 ano, pois para além de ser mais uma opção de escolha o que lhes abre as possibilidades, é uma disciplina que envolve temas atuais e do nosso interesse para prepararmos a nossa vida futura. Como aluna de história consigo entender que esta é uma disciplina muito útil e que todos deveriam ter porque é algo de interesse comum. Muitas vezes pensamos que história só se trata de acontecimentos passados séculos atrás, mas esta é uma abordagem diferente que nos guia para a análise crítica e uma melhor compreensão do mundo que nos rodeia.

  • Ricardo 15 Outubro, 2019 at 11:38

    Como aluno da disciplina de história b, gostaria de recomendar ao meus colegas do 12.º a escolha da nova disciplina.
    Com base na notícia do jornal público, posso concluir que tomados os vários métodos de ensino os alunos irão crescer bastante. A disciplina proporciona o questionamento e consequentemente um desenvolvimento da opinião crítica. À medida que vamos conhecendo a vida dos nossos antepassados, podemos desenvolver a capacidade de saber lidar com a mudança e por esse motivo, tornam-nos pessoas mais flexíveis a novas vivências.
    Por outro lado, à medida que vamos conhecendo a história, vamos ver que existiram grandes desigualdades e através da capacidade de reflexão podemos promover o respeito e a igualdade pelas diferentes culturas e etnias.
    Concluindo, recomendo bastante a disciplina de história.

  • Marta Matos 15 Outubro, 2019 at 11:41

    Boa tarde!
    Eu queria deixar o meu testemunho sobre a importância do estudo da historia e dar a minha opinião sobre o facto de haver a opção de História no 12*ano.
    Os conteúdos históricos estão de facto associados a problemas do passado que se refletem ainda no presente do nosso meio sociocultural e geográfico. Pelo que servem de alerta de forma a consciencializar os homens para a construção de um mundo melhor e uma sociedade mais justa.
    Na minha opinião, estudar história ajuda os estudantes a interpretar o presente, a compreender o mundo atual, bem como a não repetir os erros do passado. E desta forma, permite-lhes desenvolver as competência de reflexão consciente e crítica.

  • Daryna e Miguel 15 Outubro, 2019 at 11:44

    No ano letivo 2020/2021 irá existir uma nova disciplina, de escolha opcional para todos os alunos do 12°ano, denominada “História, culturas e democracia”.
    Na nossa opinião esta disciplina apresenta um programa interessante que visa ajudar os alunos a desenvolver uma posição crítica e informada em relação a situações presentes no quotidiano.
    Ao contrário da história A e B esta aborda também o presente tendo como um dos temas “História em tempo presente”.
    Para além disto esta disciplina poderá ajudar os alunos a aumentar as suas médias académicas.

  • Tomás 15 Outubro, 2019 at 11:46

    Acredito que seja uma boa oportunidade para os alunos menos informados sobre o assunto. Saber não ocupa espaço e ter noção dos nossos antepassados dá – nos uma perspetiva diferente do mundo em que vivemos

  • Francisco 15 Outubro, 2019 at 11:47

    A disciplina de história sempre se mostrou bastante importante para a formação de opiniões, e a partir do próximo ano letivo, alunos do 12.º ano irão ter a possibilidade de escolher a disciplina de História C. A meu ver esta disciplina abordará tópicos de extrema importância e verdadeiramente interessantes.
    Esta disciplina abordará temas como “Passados dolorosos na História”, “História e tempo presentes”, entre outros.
    Recomendo aos alunos que não tenham tido história nos primeiro e segundo anos do secundário que escolham esta disciplina pois, enquanto aluno de História B, acredito que esta disciplina será uma mais valia para quem a escolher, pois ajuda-nos a ter mais respeito pelo nosso passado e a preservar o nosso futuro.
    Em suma, recomendo a escolha da disciplina de história C no 12.º ano.

  • Ian 15 Outubro, 2019 at 11:49

    História é uma disciplina excelente para qualquer aluno. É intuitiva e desperta interesse aos alunos, por essa mesma razão, acho que é importante que esta disciplina seja sempre uma opção de escolha quer no 12°ano quer em qualquer outro.

    Atenciosamente Ian.

  • Cadime 15 Outubro, 2019 at 11:51

    De início aparenta ser uma boa opção, porque os alunos mais novos não têm muitos conhecimentos sobre a cultura geral e que aprendam a fazer críticas, acho que será uma boa ajuda.

  • Rita Carnide 15 Outubro, 2019 at 11:54

    No próximo ano letivo, 2020/21, será criada uma nova disciplina (“História, Cultura e Democracias”) para todos os alunos do 12° ano que frequentem os cursos científico-humanisticos.
    Uma disciplina que ajude os alunos a “interpretar o presente”, na minha opinião, é importante para que as novas gerações não cometam os mesmo erros que as gerações anteriores. Com isto, melhoram o seu espírito crítico autónomo, o seu conhecimento e relação a factos históricos atuais e compreendem melhor o mundo em que vivem. Vem assim reforçar a ideia de que os conteúdos históricos estão presentes no quotidiano dos alunos.
    Eu tive História B no 10° e 11° ano e penso que com esta nova disciplina, “História, Cultura e Democracias” os alunos ganham bases sobre os erros dos passados e conhecimento histórico para ter um espírito crítico sobre factos históricos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *