Lê, Reflete e Comenta
Diário de Bordo / 9 Julho, 2019

Seja em situação de aula, seja em atividades dinamizadas, como o Leitura para Férias, ou autonomamente, publicámos neste blog, alguns artigos científicos e a síntese de alguns livros, a pedido dos professores, dos alunos, ou porque entendemos que poderiam ser interessantes. Com a requisição dos nossos tablets, para situação de aula, para atividades, para utilização autónoma, ou através de outros instrumentos, os alunos foram introduzindo, ao longo do ano, diversos comentários neste mesmo blog, resultado da sua reflexão sobre o que tinham lido e/ou analisado.   Nº participantes: 100 alunos e 6 professores Data realização: ao longo do ano Responsável: António Santos e Paula Lemos

A história vem de casa
Diário de Bordo / 5 Julho, 2019

Alunos/crianças do 1º ciclo/jardim de infância foram contemplados com a presenças dos pais/enc. de educação e mesmo de alguns avós nas salas de aula, onde, em momentos distintos, seja na semana da leitura, seja na abordagem a temáticas previamente estabelecidas, a leitura em voz alta foi privilegiada, onde, cada interlocutor, deu o seu melhor na apresentação de uma história na esperança de encantar, fazer sonhar ou simplesmente sorrir. Somos o que lemos/ouvimos e de facto foi extremamente gratificante cada leitor deixar transparecer para as suas narrativas as experiências vividas, onde as profissões de cada um acabam por demarcar, de uma forma muito incisiva, as emoções nas suas leituras. Nº participantes: 150 alunos e 10 adultos Data realização: ao longo do ano Responsável: António Nunes