P-PIP. Oficina de Projeto, com a obra ” A fada Oriana”
Diário de Bordo / 24 Junho, 2019

Quatro das turmas do 5.º ano de escolaridade da Escola Guilherme Stephens, leram e trabalharam em Oficina de Projeto do P-PIP, a obra ” A fada Oriana”, de Sophia de Mello Breyner Andresen. Ao longo dos trabalhos, os alunos realizaram fichas de leitura e de análise literária e leram a obra em suporte digital e em papel. As questões suscitadas pela análise do seu conteúdo foram aplicadas em produtos finais do projeto, como maquetas e textos criativos e críticos. Nº participantes: 100 Data realização: ao longo do ano responsável: Helena Santos

Erasmus+
Diário de Bordo / 24 Junho, 2019

Pequena peça de dança / música / declamação, integrada no Projeto Erasmus+, onde se trabalhou a cultura poética do país, mais especificamente Fernando Pessoa e José Régio, no caso português, num encontro com as raízes portuguesas do fado. A apresentação foi integrada no projeto que envolveu mais 3 países (Alemanha, Espanha e Itália) na construção de um espetáculo multimédia, apresentado no passado dia 24 de maio no Festival de Teatro de Recklinghausen, na Alemanha.

Partilhar+ Contigo (Centro de Acolhimento Temporário Girassol)
Diário de Bordo / 24 Junho, 2019

Esta aventura de cerca de 6 meses no Girassol, com estas crianças, foi muito gratificante, apesar dos obstáculos que foram surgindo. Contámos com toda a equipa deste centro de acolhimento que foram sempre muitos prestáveis. É uma experiência muito interessante que ajuda no desenvolvimento intra e interpessoal e que esperamos poder vir a repetir! Quando chegávamos, os miúdos pareciam sempre muito animados e com o tempo ganharam uma grande afinidade connosco e uma vontade enorme de passarem tempo com as duas, o que se refletia no seu entusiasmo quando chegávamos ao Girassol.                                                                                                                                                                                                                        …

Histórias Criativas
Diário de Bordo / 24 Junho, 2019

Uma vez por semana, em diálogo, tendo como moderador o professor bibliotecário, as histórias foram sendo imaginadas e registadas em papel e/ou em computador. No final, os alunos fizeram registos gráficos para a ilustração da história com recurso a lápis de cor em papel A5. Posteriormente, verificou-se que as ilustrações feitas a lápis de cor em papel A5 poderiam resultar melhor se digitalizadas e manipuladas digitalmente no Paint. Cada aluno acabou por desenvolver mais do que uma ilustração, havendo necessidade de selecionar apenas algumas para a elaboração de cada história. Pensamos que mais importante do que o resultado final acabou por ser o processo de construção da história, pois permitiu ao grupo desenvolver competências ao nível da partilha de ideias e aceitação de sugestões de todos, mas sempre com um objetivo comum: construir uma narrativa, com as respetivas ilustrações, com recurso a diferentes técnicas e orientações.

Hoje Há Poesia
dd , Diário de Bordo / 7 Junho, 2019

Momentos de poesia gravados com alunos da Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte. Todas as semanas à mesma hora é transmitida uma gravação na biblioteca da escola. Podem consultar, os vídeos nos links que se seguem: Beatriz Menino Beatriz Pereira Bianca Gomes Francisco Jacinto Pedro Gaiolas   Nº participantes: 5 alunos, número não controlado de alunos a assistir Data realização: 3.º período Responsável: António Santos