Erasmus+
Diário de Bordo / 29 Maio, 2019

Durante este ano letivo, no âmbito do projecto Teaching for a Sustainable Tomorrow e do Projeto da Mediateca O Poente a Ler o Mundo  foram estabelecidos contactos via Skype entre a turma B do 9º ano e um grupo de alunos da escola romena Liceul Tehnologic. O primeiro encontro virtual teve o propósito de ficarmos a conhecer um pouco os hábitos e culturas de cada país, através de questões que os alunos colocaram uns aos outros. Já o segundo contacto teve por base as fotografias de escritores, monumentos ou imagens icónicas de cada país, as quais foram previamente partilhadas através da plataforma etwining. Aquando do contacto por Skype os alunos partilharam as informações que haviam recolhido. Os autores portugueses apresentados foram José Saramago, Fernando Pessoa, Luís Vaz de Camões e ainda Miguel Torga. O próximo passo será a criação de uma história colaborativa. Tem sido uma experiência muito gratificante para todos!   Nº participantes: 25 alunos da Escola Calazans Duarte, 25 alunos do Liceul Tehnologic da Roménia Data realização: ao longo do ano Responsável: Fátima Alendouro

Tertúlia Dialógica – Projeto Includ-ed
Diário de Bordo / 17 Maio, 2019

A turma do 7.º A participou, no dia 13 de Fevereiro de 2019, no espaço da Biblioteca Guilherme Stephens, numa Tertúlia Dialógica dinamizada pela professora bibliotecária e pela professora de Português. O texto abordado foi o conto “ Ladino” de Miguel Torga. Numa leitura prévia em casa, foi pedido aos alunos que destacassem uma frase que os tivesse mais emocionado. Na Tertúlia os alunos foram manifestando a razão da sua escolha, levando-os pelas várias leituras pessoais e interpretando o texto num diálogo interactivo muito enriquecedor. Em Março decorreu mais uma tertúlia com os alunos do 7.º A , em que debateram algumas das frases que destacaram, após leitura domiciliária, do conto “A casa tomada” do escritor argentino Júlio Cortázar. Este é um conto publicado em 1946 na revista Anales, de Buenos Aires, coordenada pelo escritor Jorge Luís Borges. Ao longo da Tertúlia os alunos foram manifestando a razão da sua escolha, levando-os pelas várias leituras pessoais. Inicialmente com reservas, a discussão tornou-se mais viva à medida que os alunos manifestavam e expressavam as emoções que o texto lhes tinha despertado. Todos manifestaram interesse em repetir este tipo de actividade, com outros textos e outros autores. Veja um excerto aqui. Nº…

Histórias da comunidade
Diário de Bordo / 10 Maio, 2019

No âmbito da Semana da Leitura na Escola Guilherme Stephens e integrado no projeto “O Poente a Ler o Mundo”, deslocaram-se à escola imensos convidados, com diferenciadas profissões – escritores, bombeiros, policias, jornalistas, políticos,…  Os alunos ouviram encantados, diferentes obras literárias propostas pelos convidados e e estabeleceram com eles um diálogo frutífero em torno das suas profissões.

O Túnel do Tempo
Diário de Bordo / 9 Maio, 2019

(Podes ser um dos autores desta história, escrevendo nos comentários a sua continuação) O Túnel do Tempo (Chegou ao seu destino!) Foi com estas palavras na cabeça que ele acordou sobressaltado e confuso. Uma imensa claridade feria-lhe os olhos e cegava-o, não o deixando entender o espaço que o rodeava. Apenas tinha uma leve sensação de que uma imensa sombra se afastava rapidamente, deixando-o à mercê daquela incandescente luz que lhe feria os olhos desabituados à claridade, enquanto um forte sopro lhe arrepiava a pele desnudada, ao mesmo tempo que ouvia o forte ribombar de imensas vagas que o atordoavam, parecendo que o queriam despedaçar com a sua força descomunal. Verdadeiramente assombrado e assustado, tentou entender aquela situação. Mas apenas se lembrava daquela frase enigmática: (Chegou ao seu destino!) Teria ele concluído uma longa viagem? De onde, se a sua memória lhe parecia completamente vazia, nem sequer se recordando de quem era ou de onde viera? Estaria ele ali para cumprir alguma missão? Qual, se nada mais lhe teria sido dito para além daquelas palavras, só sabendo que estava ali, desprotegido e nu, num local inóspito, sem ninguém, em plena luz e ameaçado por imponentes massas líquidas que o afligiam…….

Momento de Leitura na Rádio (RCM)
Diário de Bordo / 8 Maio, 2019

Momento de Leitura – uma rubrica do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente. Emissão em 96 FM. Podem consultar, nos links que se seguem, as gravações dos alunos, professores, educadores, pais/enc. de educação:   EB1 da Várzea: Rafael e Maria Leonor Maria Clara Mel Leonor   EB1 Moita: Miriam Mateus Mara e Letícia António   EB Fonte Santa: Laura Inês   EB Francisco Veríssimo e do JI da Ordem: Joana Constança Luana Salvador Sara   EB1 e JI de Casal Malta: Lara, Leonor, Afonso, Gabriela, Lara Gomes   EB da Amieirinha: Rafaela Tiago Alice educadora Dolores mãe Carmélia Diana   Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte: Pedro Gaiolas Beatriz Pereira Maria Beatriz Silva   Nº participantes: 28 alunos e uma educadora Data realização: ao longo do ano Responsáveis: António Nunes, António Santos e Helena Santos

Fusão de fogo e gelo no fim do mundo
Artigos científicos , Geologia / 8 Maio, 2019

 “Em Kamchatka, a lava flui com tamanha velocidade que parece água e remodela a paisagem a cada nova erupção vulcânica.” “Em termos geológicos, a vida de um ser humano dura apenas um suspiro. E as oportunidades de observar um vulcão em erupção sem perigos excessivos, como explosões violentas, nuvens de gases ou chuvas de cinzas letais são escassas. O vulcão Tolbachik foi uma delas.” A propósito da leitura deste artigo a turma do 7ºC realizará uma actividade, dia 8 de maio, às 11h55, na Escola Guilherme Stephens. Vê a notícia e comenta!

Tertúlia 7.º C
Diário de Bordo / 7 Maio, 2019

No passado dia 3 de Abril,realizou-se mais uma tertúlia dialógica,desta vez com a turma do 7º C. Acompanhados pela Professora de Português, a tertúlia decorreu na Biblioteca Escolar Guilherme Stephens, com a coordenação da professora bibliotecária e da docente de Português. Os alunos debateram algumas das frases que destacaram, após leitura domiciliária, do conto “A última vez que nos vimos“, da obra  “A substância do amor” do escritor José Eduardo Agualusa. Inicialmente com reservas, a discussão tornou-se mais viva à medida que os alunos  expressavam as emoções que o texto lhes tinha despertado. Todos manifestaram interesse em repetir este tipo de atividade, com outros textos e outros autores. Nº participantes: 25 alunos Data realização: 3 de abril Responsável: Helena Santos