Tertúlia Dialógica – Projeto Includ-ed

17 Maio, 2019

A turma do 7.º A participou, no dia 13 de Fevereiro de 2019, no espaço da Biblioteca Guilherme Stephens, numa Tertúlia Dialógica dinamizada pela professora bibliotecária e pela professora de Português. O texto abordado foi o conto “ Ladino” de Miguel Torga. Numa leitura prévia em casa, foi pedido aos alunos que destacassem uma frase que os tivesse mais emocionado.

Na Tertúlia os alunos foram manifestando a razão da sua escolha, levando-os pelas várias leituras pessoais e interpretando o texto num diálogo interactivo muito enriquecedor.

Em Março decorreu mais uma tertúlia com os alunos do 7.º A , em que debateram algumas das frases que destacaram, após leitura domiciliária, do conto “A casa tomada” do escritor argentino Júlio Cortázar. Este é um conto publicado em 1946 na revista Anales, de Buenos Aires, coordenada pelo escritor Jorge Luís Borges.

Ao longo da Tertúlia os alunos foram manifestando a razão da sua escolha, levando-os pelas várias leituras pessoais. Inicialmente com reservas, a discussão tornou-se mais viva à medida que os alunos manifestavam e expressavam as emoções que o texto lhes tinha despertado. Todos manifestaram interesse em repetir este tipo de actividade, com outros textos e outros autores.

Veja um excerto aqui.

Nº participantes: 25
Data realização: fevereiro e março
Responsável: Helena Santos

One Comment

  • Adriana Morgado 4 Junho, 2019 at 8:42

    a minha opinião sobre as tertúlias é que nós podemos por exemplo saber o lado de algumas pessoas a ler o texto, porque como é visto no video partilhamos as frases que escolhemos com todos os que estão à nossa volta.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *