Isabel Stilwell, a autora de romances históricos mais vendida em Portugal, traz-lhe a apaixonante história de D. Maria I. Uma rainha atormentada pelas sombras do passado, pelo peso da governação e por um pesado segredo, guardado nas cartas que trocava com a sua amiga e confidente, Teresa de Melo, priora da Estrela. A única a quem confessava a sua fragilidade, o medo de não decidir com justiça, o terror de ensandecer…
Num tempo extraordinário, este romance, feito de personagens apaixonantes, leva-nos a um cenário de conspiração e intriga na Lisboa do século XVIII. Assistimos pelos olhos de D. Maria ao terramoto que abalou a capital, ao fim do poder do Marquês de Pombal que tanto a perturbava, aos conflitos com Espanha, ao longo processo dos Távora que marcou o seu reinado. Uma época onde lá fora despertava a Revolução Francesa e a independência dos Estados Unidos.
A sua querida Rosa, sempre a saltitar à sua volta cheia de colares e pulseiras, bem tentou protegê-la de tanta dor, mas aos poucos D. Maria deixa-se dominar pela agitação que sempre tentou ocultar, por uma melancolia profunda num longo processo de depressão que culminou na loucura. Um medo que acalentou em silêncio.
No Comments