Oficina de projeto: “A viúva e o Papagaio” e o “Ulisses”
Diário de Bordo / 16 Julho, 2020

Várias turmas do 5.º ano e do 6.º ano da Escola Guilherme Stephens, leram e exploraram, em Oficina de Projeto, respetivamente, as obras “A viúva e o papagaio”, de Verginia Woolf e “Ulisses” de Maria Alberta Menéres. Em ambos os projetos, as turmas que exploraram as obras fizeram uma leitura prévia das mesmas, nas aulas de Oficina de Projeto. Posteriormente responderam a um guião de leitura com o intuito de consolidar a compreensão das referidas obras. Após esta pri eira fase, as turmas foram divididas em grupo, 4 ou 5, onde cada grupo escolheu o trabalho prático a desenvolver/explorar. Dos diferentes projetos podemos destacar: Registos gráficos dos momentos mais marcantes das obras; banda desenhada; cartazes onde foram apresentados os diferentes valores explorados pelas obras, como a solidariedade, amizade, altruísmo em relação aos animais,…; alguns grupos construíram um Cavalo de Tróia com recurso a diferentes materiais plásticos, foram realizadas peças de teatro; etc. N.º participantes: aproximadamente 200 alunos e 10 professores Data realização: ao longo do ano

Imagens dão histórias
Diário de Bordo / 16 Julho, 2020

A partir de um conjunto de imagens elaboradas por alunos do Curso Profissional Técnico de Multimédia, da Escola Secundária Calazans Duarte, os alunos do Pré-Escolar da Escola Francisco Veríssimo, com a ajuda do professor bibliotecário, começaram a construir uma história, que infelizmente, por força do confinamento, não viria a ser terminada. Eis as imagens: N.º participantes: aproximadamente 20 alunos do Pré-Escolar, 20 alunos do Curso profissional e 2 professores Data realização: ao longo do ano Responsável: António Nunes  

Lê, Reflete e Comenta
Diário de Bordo / 16 Julho, 2020

Em coordenação com os professores das diferentes disciplinas, que solicitem, as BE colocam neste blog um artigo cientifico, de opinião,..  que será analisado em situação de aula e comentado neste mesmo espaço pelos alunos. Para a concretização desta atividade os professores além de solicitarem a colocação do artigo no blog, requisitam os nossos tablets, para os alunos poderem concretizar o seu comentário durante a aula em causa. Este ano, fruto do condicionamento, apenas numa aula de história do 11.º ano foi realizada esta ação http://media.age-mgpoente.pt/?p=454

Momento de Leitura na Rádio (RCM)
Diário de Bordo , Podcasts / 16 Julho, 2020

Momento de Leitura – uma rubrica do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente. Ano letivo 2019/20 Esta atividade decorre ao longo do ano, com a deslocação de uma escola do Agrupamento, por mês, à rádio, para a gravação de momentos de poesia/histórias/lengalengas, que serão transmitidos na Rádio Clube Marinhense (96 FM) ao longo do mês seguinte. Este ano, for força do confinamento, apenas 5, das 10 escolas do Agrupamento concretizaram a atividade. Podem consultar, nos links que se seguem, as gravações dos alunos, professores, educadores, pais/enc. de educação: Escola Básica de Casal de Malta (fevereiro 2020): Bianca e Yane Carolina e Dinu Teresa Gonçalo e Filipe   Escola Básica e Jardim de Infância da Moita (janeiro 2020): Bernardo Carolina Afonso Miguel Margarida Bernardo   Escola Básica da Várzea (dezembro 2019): Guilherme Mariana Margarida Gustavo   Escola Básica e Jardim de Infância da Amieirinha (novembro 2019): Afonso e Mariana Martin, Naíde e Laura Maria Francisca António e Raquel Maria Inês Dolores   Escola Básica Guilherme Stephens (outubro 2019): Rita José e Jiayan Xu Afonso e Francisco   Nº participantes: 31 alunos e 1 educadora Data realização: ao longo do ano Responsável: António Nunes